Fale com o governo

Planetário recebe festival internacional de cinema 360°

A partir de 1° de novembro, o Planetário de Brasília receberá o Immersphere — Festival Internacional de Fulldome de Brasília. O evento contará com exibições de filmes nacionais e internacionais até 30 de novembro. A entrada será gratuita.

A tecnologia fulldome causa a impressão no espectador de que ele está inserido totalmente no filme, pois o mundo real se mistura com o virtual. Isso ocorre porque as películas são exibidas em uma tela semiesférica com sons e imagens de alta qualidade que confundem os sentidos.

Nos cinco primeiros dias, ocorrerá a mostra competitiva. Vinte e dois filmes concorrerão a seis prêmios. Serão sete produções do Brasil, cinco da Grã-Bretanha, duas da França, duas da Colômbia, duas do México, uma do Canadá, uma da Bélgica, uma da Espanha e uma dos Estados Unidos.

As categorias são:

  • Melhor Filme, escolhido pelo público e com premiação de R$ 6 mil (único com premiação em dinheiro)
  • Prêmio Planetário de Brasília, indicado pelo diretor do Planetário
  • Melhor Filme
  • Melhor Filme Experimental
  • Melhor Narrativa
  • Melhor Experiência sonora (selecionados pelos curadores)

Após a fase de premiações, a mostra continuará no Planetário de Brasília até 30 de novembro. Além dos 22 filmes, os visitantes poderão assistir a dez títulos que não participam da competição.

A bilheteria do Planetário vai distribuir as senhas por ordem de chegada uma hora antes das sessões. Cada pessoa pode pegar até dois ingressos.

O festival também contará com workshops sobre conteúdo da área audiovisual e fulldome, palestras, mesas-redondas, apresentações de projetos e pesquisas relacionadas à mostra, exposição de arte e de tecnologia e oficinas.

No encerramento, haverá a publicação de um catálogo com o resumo dos filmes, das obras exibidas e das apresentações dos autores.

Os workshops e as mesas-redondas terão entrada franca, sujeita à lotação dos espaços. Já as oficinas são pagas, e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

O festival conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e tem apoio da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, que cedeu o Planetário.

 

Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros