Novo Conselho da RIDE começa a analisar projetos para o Entorno

Transporte, saúde e água devem ser prioridade

O secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia (SEDICT) Valdir Oliveira é o novo representante do Distrito Federal no Conselho de Administração da RIDE (Regiões Integradas de Desenvolvimento) para o Entorno do DF. A nomeação, indicada pelo governador Rodrigo Rollemberg está publicada no Diário Oficial da União do dia 6 de setembro. A RIDE foi criada em 1998 com o objetivo de promover o desenvolvimento da região que engloba 19 municípios goianos e três mineiros em torno da capital do país.

Com nova formação, o Conselho começa a levantar os projetos que existem para o desenvolvimento da região. As prefeituras podem apresentar projetos de desenvolvimento em 15 modalidades (veja quadro abaixo).

PROJETOS DE INTERESSE DA RIDE arte-01-01

O secretário Valdir Oliveira acredita que não é possível falar em desenvolvimento do Distrito Federal sem pensar na região metropolitana. “O Distrito Federal e a Região Metropolitana formam uma única célula territorial, com várias integrações de cadeias produtivas, com impactos em geração de emprego e renda. Daí a importância de trabalharmos o nosso modelo de desenvolvimento integrando à RIDE”, explica Valdir Oliveira.

A viabilidade dos projetos será analisada pelo Conselho, que se reúne no próximo dia 27 na sede da Federação das Indústrias de Brasília, FIBRA. Os conselheiros esperam não apenas as presenças dos prefeitos do Entorno, mas também representantes do setor produtivo do DF, Goiás e Minas. “É preciso saber o que é prioridade nesse momento para o Entorno”, avisa Márcio Faria Júnior, subsecretário de Relação com o Setor produtivo da SEDICT. Mesmo que o levantamento esteja ainda no início, o subsecretário já tem uma ideia do que requer urgência. “Transporte viário, saúde e captação e distribuição de água”, adianta.

O Conselho pretende agir rápido e mostrar resultados ainda em 2017. “Acho que até o fim do ano já teremos prioridades indicadas e estaremos prontos para os trâmites administrativos necessários para se tocar os projetos”, acredita Márcio Faria Júnior.

Tiago da Silva Martins