Fale com o governo

Prêmio Inova Brasília vai recompensar melhores projetos de gestão pública

Com o objetivo de conhecer as boas práticas de gestão nas áreas de uso eficiente dos recursos públicos, atendimento ao cidadão e valorização do servidor, o governo de Brasília vai promover o Prêmio Inova Brasília. Em disputa, estão os troféus com o título de melhor iniciativa da categoria, além uma quantia de R$ 5 mil. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 19 de junho, e não há limites para registro de propostas concorrentes. A participação é aberta a todos os servidores da administração pública do DF.

Os formulários devem ser preenchidos e encaminhados entre 19 de junho e 10 de julho, por meio do sitewww.inovabrasilia.df.gov.br. Para garantir a participação no prêmio, o candidato deve observar as regras do manual de orientação para inscrição de projetos no Ciclo 2017 do Prêmio Inova Brasília, disponível no site. É importante destacar que serão aceitos apenas os projetos iniciados após 1º de janeiro de 2015.

Caso a iniciativa seja executada em conjunto com organizações da sociedade civil, o registro deverá ser feito pelo órgão ou entidade que tenha responsabilidade de gestão das ações do projeto.  No formulário, deverão estar indicados os servidores públicos que compõem a equipe responsável pela coordenação da proposta, com um mínimo de dois e o máximo de oito componentes no time.

Os recursos para o pagamento do prêmio em dinheiro vêm do Fundo Pró-Gestão, que tem como finalidade a realização de ações de desenvolvimento e capacitação de recursos humanos, com foco na melhoria do atendimento ao público. Além de valores repassados pelo governo, o fundo também recebe dinheiro de taxas de inscrição em concursos públicos; doações de pessoas físicas, jurídicas e organismos nacionais e internacionais; entre outros recursos previstos em lei.

Categorias e critérios

Vencerá o prêmio o programa que melhor atender aos critérios de relevância, caráter inovador, efetividade dos resultados, possibilidade de multiplicação e desenvolvimento de parcerias, além de aspectos de sustentabilidade e custo-benefício.

– Atendimento ao cidadão: irá avaliar ações que priorizem a melhoria da qualidade de vida do atendimento prestado diretamente ao cidadão, a fim de facilitar a relação com a Administração pública e ampliando a oferta de serviços;

– Uso eficiente dos recursos públicos: irá avaliar ações orientadas para a utilização eficiente, adequada e responsável dos recursos públicos, privilegiando iniciativas que priorizem a redução de custos e elevação de produtividade, no atendimento às demandas da população;

– Valorização do Servidor: irá avaliar ações direcionadas ao desenvolvimento dos processos de gestão de pessoas, melhoria da qualidade de vida no trabalho, com foco na valorização pessoal e também profissional do servidor público.

A premiação, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), é uma iniciativa que busca mobilizar todos os órgãos e entidades da administração pública do DF. O objetivo é valorizar e estimular o trabalho em equipe, bem como promover o reconhecimento de servidores que atuam de maneira cooperada, empreendedora e comprometida com iniciativas inovadoras.

Serviço:

Inscrições: de 19 de junho a 10 de julho pelo site www.inovabrasilia.df.gov.br
Análise das candidaturas: 11 a 21 de julho
Análise dos projetos: 24 de julho a 29 de novembro
Indicação dos projetos classificados: 2 a 19 de outubro
Premiação: 24 de outubro

Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros